Economista-chefe do USDA Visita o Brasil para Eventos e Reuniões com Entidades do Agronegócio

Source: Seth Meyer from USDA – Valor Economico

A FAS Brasil organizou a participação de duas autoridades governamentais dos EUA – o economista-chefe do USDA, Dr. Seth Meyer, e o conselheiro sênior de Políticas do USDA, Jeremy Adamson – no Global Agribusiness Forum (GAF), realizado em São Paulo. Eles também tiveram uma agenda intensa de visitas a entidades do agronegócio brasileiro. A visita decorreu entre os dias 25 e 29 de julho de 2022.

Os dois primeiros dias da agenda do Sr. Meyer e do Sr. Adamson foram inteiramente dedicados ao GAF. As sessões do GAF 2022 se concentraram em como o setor agrícola pode buscar soluções para os principais desafios enfrentados pela humanidade ao mesmo tempo em que aborda as metas globais de mudança climática. Além do Sr. Meyer e do Sr. Adamson, o USDA também foi representado pelo diretor do ATO de São Paulo, Sr. Nicolas Rubio. Os três participaram como panelistas do evento.

A apresentação do Sr. Meyer foi sobre as perspectivas para os mercados agrícolas. Ele descreveu a situação atual dos preços e a volatilidade das commodities, a insegurança alimentar mundial, a produção sul-americana e outros assuntos da atualidade internacional. O Sr. Adamson se concentrou nas iniciativas do USDA que promovem práticas agrícolas sustentáveis e produtivas, o desenvolvimento e a promoção de mercados para commodities inteligentes em relação ao clima, inovações destinadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e uso eficiente de fertilizantes. A apresentação do Sr. Rubio focou nos desafios de garantir a segurança alimentar no longo prazo e descreveu como os países devem gerenciar a crescente demanda por alimentos enquanto agem para controlar as consequências negativas das mudanças climáticas.

O Sr. Meyer e o Sr. Adamson participaram de entrevistas e coletivas de imprensa no GAF e foram cobertos por veículos notáveis, incluindo Valor e AgWeb. O Sr. Rubio concedeu entrevistas para a revista Globo Rural e para o Broadcast Agro.

Após o GAF, o Sr. Meyer e o Sr. Adamson foram diretamente para Cuiabá, em Mato Grosso, para uma série de reuniões com representantes do setor agropecuário. A primeira reunião aconteceu na sede da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato). Os representantes da Famato revisaram a história recente do desenvolvimento agrícola do estado e os desafios atuais, especialmente questões logísticas e legislação ambiental.

No dia seguinte, a delegação do USDA visitou a fazenda Bom Futuro, onde conheceu os campos de algodão, um armazém de grãos, abelhas, biofábrica, tecnologia de melhoramento de sementes e maquinário. Os compromissos dos dois dias seguintes aconteceram em Brasília.

A delegação do USDA participou de uma reunião de pesquisa de eficiência no uso de fertilizantes com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para identificar prioridades comuns de pesquisa de fertilizantes.

No mesmo dia o Sr. Meyer teve uma reunião com a Subsecretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O encontro foi realizado com 20 colaboradores, que trabalham com diversos temas, como economia, previsão, grãos, oleaginosas, frutas, cana-de-açúcar e comércio.

O Sr. Adamson se reuniu com os departamentos de Inovação e de Relações Internacionais do MAPA. A discussão se concentrou nos preparativos e objetivos para a COP-27 e no papel da agricultura.

No último dia de visitas, o Sr. Meyer falou na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Ele apresentou suas perspectivas para os mercados agrícolas, falou sobre preços de commodities altos e voláteis, o impacto do conflito na Ucrânia na produção e no comércio de grãos, interrupções na cadeia de suprimentos, mercados de fertilizantes, demanda de commodities, efeitos colaterais da oferta e produção de etanol, soja e milho.

Em 5 dias de intensa agenda, a presença das duas altas autoridades do governo dos Estados Unidos possibilitou transmitir às entidades brasileiras a visão atual do USDA sobre os temas mais relevantes do setor agropecuário. A visita do Sr. Meyer e do Sr. Adamson ao Brasil teve grande repercussão na imprensa latino-americana, sendo noticiada em veículos de imprensa locais e também em países como Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Panamá. Ao todo, essas notícias atingiram uma audiência de mais de 2 milhões de pessoas, entre mídia online, impressa e TV.