Indústria brasileira de alimentos cresce em 2020 e continua com oportunidades para exportadores americanos de ingredientes

De acordo com a Associação Brasileira da Industria de Alimentos (ABIA), o setor de alimentos e bebidas registrou faturamento anual de US$ 152 bilhões (R$ 789 bilhões) em 2020. O setor cresceu 12,7% em termos nominais e 3,3% em termos reais em relação ao ano anterior. Esse excelente resultado pode ser atribuído ao expressivo crescimento de 16,2% no varejo e de 11,4% nas vendas ao mercado externo. No entanto, o setor de serviços de alimentação caiu 24,3% devido às medidas de distanciamento social adotadas para combater a pandemia de Covid-19. As medidas de distanciamento social fizeram com que os brasileiros mudassem seus hábitos, o que contribuiu para maior consumo em casa, aumentando as vendas no varejo.

A pandemia de Covid-19 acelerou a tendência dos consumidores brasileiros em direção a um estilo de vida mais saudável. As empresas no Brasil, seguindo as tendências internacionais, continuarão buscando lançar produtos com benefícios que aumentem a imunidade. Os produtos de base vegetal também terão crescimento contínuo no país, com um número maior de produtos sendo lançados a cada ano. Além disso, há uma demanda crescente por ingredientes que permitam produtos com rótulo “limpo” (naturais, orgânicos e sem glúten) e rótulo claro (com informações sobre a origem dos ingredientes e o processo de fabricação e mais transparência sobre os ingredientes). Portanto, embora os consumidores continuem sensíveis ao preço e estejam mais cuidadosos nas compras de alimentos, produtos premium e ingredientes com preços competitivos, mais diferenciação e valor agregado percebido ainda têm vantagem competitiva. Para ler o relatorio completo, clique aqui.

Ingredientes com bom potencial de vendas

.Farinha de trigo
. Malte não torrado
.Castanhas (amêndoas, pistache, nozes)
.Frutas (arando, mirtilo, cerejas, peras)
.Ingredientes lácteos
.Farinha de feijão, proteína de ervilha e fibras, para serem utilizadas na indústria plant-based
.Óleos vegetais
.Ingredientes para produtos saudáveis
.Aditivos de alimentação animal
.Lúpulos e extratos de lúpulo
.Misturas de substâncias aromáticas