O Fornecimento de Blueberries Frescas Expande nos Estados Unidos

Os blueberries são a segunda berries mais produzida nos Estados Unidos, atrás somente do morango. Porém, nos últimos 10 anos, o fornecimento total de blueberries frescos aumentou em cinco vezes – um ritmo muito mais rápido do que o morango fresco. Isso graças a produção nos EUA e a importação da fruta que vem crescendo rapidamente para atender a demanda do consumidor durante o ano inteiro.

Em 2010, Nova Jersey, Geórgia e Michigan foram os maiores produtores de blueberries frescos; e Califórnia, Washington e Flórida foram os menores. Já em 2019, o setor expandiu e Geórgia, Califórnia e Oregon emergiram como os maiores fornecedores da fruta, representando, cada Estado, cerca de 17% da produção americana. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos reportou envios de blueberries frescos provindos de oito Estados em 2019: Califórnia, Flórida, Geórgia, Michigan, Nova Jersey, Carolina do Norte, Oregon e Washington.

Desde 2010, a temporada de produção do blueberry dos EUA vem expandindo desde os meses da primavera até o final do verão/início do outono. A colheita da Flórida tipicamente chega ao mercado no começo de Março e termina em Maio. Já a Geórgia entra no mercado no meio para o final de Abril, seguido por outros grandes Estados produtores que chegam no pico da produção durante o verão. Nesse período, os produtores na Flórida e Geórgia avançaram em suas temporadas usando um cultivar mais novo. Na parte leste de Washington, as condições de cultivo seco e uma pressão relativamente baixa de pragas levaram a um crescimento da produção de blueberries bem como a extensão da janela de temporada. Enquanto que a colheita termina em Setembro para os produtores em todo os Estados Unidos (exceto na Califórnia, que fornece pequenas quantidades durante todo o ano), Washington, Michigan e Oregon fornecem até outubro com armazenamento com atmosfera modificada.

Apesar da expansão da produção doméstica, o fornecimento de blueberry dos EUA permanece mais baixo durante outono até o começo da primavera. A demanda do consumidor por blueberries durante o ano inteiro tem encorajado a todos a aumentar a produção nesse período. E a produção no exterior também expandiu em resposta.

As importações de blueberry fresco cresceu rapidamente na última década – em 2019, 80% foram fornecidos por três países: Peru, Chile e México. O aumento das importações desses países é resultado do cultivo de novas variedades e a expansão da área dedicada ao blueberry entre os novos produtores, como o Peru e México.

Fonte: International Blueberry Organization