Carne bovina in natura dos Estados Unidos de volta ao Brasil

As exportações de carne in natura dos Estados Unidos está de volta ao Brasil! Após um hiato de 13 anos, o primeiro carregamento de carne in natura dos Estados Unidos chegou ao Brasil, dando início a promissoras oportunidades de mercado de longo prazo para a indústria de carne bovina norte-americana. Em 2016, os EUA exportaram US$ 6,3 bilhões em carne bovina e produtos de carne bovina. Com o grande mercado brasileiro reaberto para os Estados Unidos, espera-se mais crescimento nas exportações.

O Brasil fechou seu mercado às importações de carne in natura dos Estados Unidos em 2003, devido a preocupações com a encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês). Desde então, o Serviço Exterior de Agricultura (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) e o Serviço de Inspeção Sanitária e Fitossanitária de Animais e Plantas (APHIS) trabalharam continuamente com autoridades brasileiras para recuperar o acesso ao mercado. Após numerosas discussões técnicas e reuniões, o Brasil reabriu oficialmente o mercado em 1º de agosto de 2016, com base na classificação dos Estados Unidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de país de risco negligenciável para a BSE.

A chegada do primeiro carregamento de carne fresca ao Brasil é o momento ideal para os exportadores dos Estados Unidos voltarem a se envolver em esforços de marketing no país. Atualmente, os principais fornecedores de carne bovina fresca/refrigerada para o Brasil são o Paraguai, o Uruguai e a Argentina, que se beneficiam da proximidade geográfica e do acesso livre de impostos propiciado pela união aduaneira do Mercosul. De 2014 a 2016, o Brasil importou anualmente em média US$296 milhões em carne fresca/congelada, ou 50.000 toneladas métricas. Apesar da concorrência dos membros do Mercosul e de um diferencial tarifário de 10% para os países fora da união aduaneira, os Estados Unidos estão em ótima posição para competir no mercado brasileiro, graças à sua capacidade de atingir consumidores de alto nível.

O Escritório de Promoção Comercial de Produtos Agroindustriais do FAS em São Paulo lançou recentemente a #USFoodExperience, campanha de promoção de mercado para promover alimentos e bebidas dos Estados Unidos, incluindo a carne bovina. O Brasil tem mais de 206 milhões de habitantes, com mais de 40% da população fazendo parte da classe média e 16 milhões de consumidores de alto nível. Apesar da crise econômica que o país atravessa, trata-se de um mercado promissor para produtos americanos de alto valor, como a carne. Os brasileiros estão familiarizados com a qualidade e a diversidade dos produtos alimentícios dos EUA e há uma demanda por cortes de alta qualidade de carne bovina tanto no setor de serviços alimentares como no consumo de alto nível.

Desde que o Brasil anunciou a reabertura de seu mercado para a carne in natura dos Estados Unidos, o USDA vem trabalhando com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos protocolos de segurança alimentar e no processo de aprovação de rótulos para empresas americanas que desejam exportar para o mercado brasileiro. Em dezembro de 2016, foi alcançado o acordo que atendia aos requisitos de aprovação de rotulagem de produtos para o Brasil. Visite a Biblioteca de Exportação do FSIS (FSIS Export Library) para obter informações atualizadas sobre todas as plantas americanas registradas e qualificadas para exportação para o Brasil, bem como instruções detalhadas para o envio de carne in natura e produtos de carne bovina dos Estados Unidos para o Brasil.

Fonte:FAS