ATO São Paulo lança a campanha #USFoodExperience

No dia 28 de março, o Escritório de Promoção Comercial de Produtos Agroindustriais – ATO São Paulo – lançou sua nova campanha de promoção de alimentos, bebidas e tradição gastronômica dos Estados Unidos, em um jantar para 100 convidados, incluindo chefs, representantes da mídia e formadores de opinião. Esta campanha promoverá produtos agroindustriais dos Estados Unidos e criará uma identidade para todas as ferramentas promocionais desenvolvidas pelo ATO, visando atingir a imprensa tradicional, mídia gastronômica, cultural e mídias sociais. #USFoodExperience apresentará as seis regiões gastronômicas dos Estados Unidos e convidará os participantes a experimentar os sabores de cada uma delas. O ATO fez uma parceria com o Departamento de Relações Públicas, através de um de seus programas de educação e culinária, para trazer o chef dos Estados Unidos, James Briscione, a São Paulo. O chef Briscione preparou um cardápio com ingredientes americanos, incluindo salmão sockeye do Alasca e alabote. O menu também destacou as características da gastronomia de cada região dos Estados Unidos.

Nordeste
Você sabia que os Estados Unidos têm seis regiões gastronômicas distintas? São elas: Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Pacífico, Oeste e Meio-Oeste! Formada pelos estados de Maine, New Hampshire, Vermont, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova York, Nova Jersey, Delaware e Pensilvânia, a região Nordeste do país é conhecida é conhecida pela herança gastronômica dos colonos britânicos e pelos pratos de frutos do mar de água fria pescados localmente. É a terra da carne assada Yankee, do feijão cozido de Boston, da sopa de mariscos da Nova Inglaterra e da lagosta de Maine.

Sudeste
Composta por Washington, D.C. e pelos estados de Maryland, Virgínia, Kentucky, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee, Arkansas, Louisiana, Mississippi, Alabama, Geórgia, Flórida e banhada pelo Oceano Atlântico, Golfo do México e Mar do Caribe, a região Sudeste é uma fonte interminável de inspiração para cozinheiros locais, rica em pescados. Lagostins, caranguejos, ostras, camarões e peixes de água salgada são freqüentemente apresentados na cozinha do Sudeste, com reflexos de influências francesas e africanas especialmente notáveis na cozinha Creole e Cajun.

Sudoeste
A culinária dos estados do Arizona, Novo México, Texas e Oklahoma tem influência dos índios americanos, dos primeiros colonos espanhóis e dos mexicanos que vivem na região. Há uma variedade de pratos preparados com ingredientes locais, muitos deles salpicados com especiarias ao estilo mexicano. A culinária Tex-Mex é uma variante da cozinha do Sudoeste que é mais popular no Texas e ao longo da fronteira mexicana. Pratos populares Tex-Mex incluem churrasco e chili. Estes pratos inspirados nos cowboys são tão populares no Sudoeste, e em todo os Estados Unidos, que muitos lugares têm festivais anuais de chili e concursos de churrasco com prêmios para as melhores receitas. O Sudoeste também a origem da salsa, nachos, tacos e burritos nos Estados Unidos.

Pacífico
Formada pelos estados de Washington, Oregon, Califórnia, Havaí, Alasca, Guam, Samoa Americana e Ilhas Marianas, este estilo de cozinha reflete a composição étnica da região, com influência notável de tradições asiáticas e nativas americanas. Ingredientes comuns na cozinha incluem salmão, mariscos e outros frutos do mar frescos, carnes de caça, como de alce, cogumelos e frutas locais – como peras, cerejas, maçãs, mirtilos e uvas.

Oeste
Composta pelos estados de Nevada, Idaho, Montana, Wyoming, Colorado e Utah, cozinhar nesta região reflete a influência de nativos americanos e culturas hispânicas, bem como de outros colonos que chegaram mais tarde, no século XIX. A cultura rural permeia a cozinha do Oeste, com refeições centradas em carne bovina, chili, carne de porco curada, carne ‘jerky’, carnes de caça como alce e cervo, aves e trutas.

Meio-oeste
Formada pelos estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Kansas, Missouri, Iowa, Minnesota, Wisconsin, Illinois, Indiana, Michigan and Ohio, a região do Meio-Oeste dos Estados Unidos apresenta várias influências culturais em sua culinária, incluindo de origem alemã, inglesa, italiana, húngara e escandinavas. Imigrantes destes países chegaram e trouxeram suas tradições culturais para a região. Os pratos do Meio-Oeste apresentam seus produtos locais, como carne e milho, e produtos lácteos. Pão de trigo e milho tipicamente acompanham as refeições. Pratos principais podem incluir assados, ensopados e pratos feitos de truta e peixe branco.