Cervejaria do sul do Brasil vence concurso “Best Brazilian Craft Beer 2021”

O anúncio aconteceu durante Cerimônia de Premiação, na noite de terça-feira, dia 07 de dezembro no EAP, na capital paulista. As cervejas premiadas foram:

Primeiro lugar: Salvador (Caxias do Sul)
Segundo lugar: Startup UX Brew (Itupeva)
Terceiro lugar: Croma Beer (São Paulo)

Os participantes receberam 40kg de lúpulo americano sendo divididos em 4 variedades (Amarillo® BRAND VGXP01, Comet, Idaho 7®BRAND J-007 and Talus™ HBC 692, sendo 10kg de cada). Entre as cervejarias que concorrem e preparam suas receitas, estão: Maniacs (Curitiba); Seasons (Porto Alegre); Dogma, Croma, Trilha, Molinarius (todas São Paulo); Everbrew (Santos); Salvador (Caxias do Sul); Tarin (Nova Lima) e a Startup UX Brew (Itupeva). O estilo de cerveja escolhida para a edição de 2021 foi a Hazy IPA. O estilo conta com características como: coloração palha para âmbar claro, aparência de baixo a muito alto grau de turbidez (típico dessas cervejas). Percepção de malte, aroma e sabor também de baixo a médio, exibindo assim, uma gama bastante ampla de atributos, especialmente frutados, tropicais e suculentos.

As três cervejarias vencedoras receberam um reembolso do representante da HGA no Brasil para a compra de novos lúpulos americanos, sendo esta premiação dividida em: 1º lugar: USD1000; 2º lugar USD500 e 3º lugar USD250.

Os Estados Unidos são grandes produtores de lúpulos. A versatilidade e a variedade do lúpulo americano é reconhecida internacionalmente. O Brasil tem visto um grande crescimento de cervejarias artesanais nos últimos dez anos e o lúpulo americano entra como uma opção de alta qualidade para suprir a demanda desse mercado promissor.

Esta foi uma iniciativa da Hop Growers of America (Associação dos Produtores de Lúpulos dos Estados Unidos) organização comercial sem fins lucrativos, que dentre suas atividades contam com um programa internacional para apoiar e educar os profissionais do setor.

Evento Best Brazilian Craft Beer 2021
Cervejas premiadas